Servidores participam de treinamento sobre sistema e abertura de processos digitais
Na
manhã de quarta-feira (30 de novembro) e nesta sexta-feira (2) representantes
das secretarias, Ouvidoria e Setor de Protocolo fizeram capacitação com a
empresa System
A
transformação digital avança na Prefeitura de Erechim e está simplificando
processos administrativos e desburocratizando a gestão pública. A segunda onda
da digitalização chega a 65% dos serviços públicos, e ela somente é possível
porque está tendo a colaboração da comunidade, e, também, muito treinamento dos
servidores públicos. Na manhã de quarta-feira (30 de novembro) e sexta-feira
(2), servidores das secretarias, Ouvidoria e Setor de Protocolo fizeram
capacitação com representante da empresa System sobre o sistema e abertura de processos.
Processo
complexo
Segundo
o secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de
Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, a transformação digital
está exigindo muito de todos, tanto de servidores quanto da comunidade, porque
envolve uma mudança de comportamento e hábitos.
“Um
ponto importante, estamos realizando muitos treinamentos internos com os
servidores públicos das 12 secretarias para estruturar todo este processo. E
todo este esforço está sendo recompensado porque já está deixando o serviço
mais ágil e eficiente para a população”, explica.
Conforme
o diretor da Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, nesta segunda onda da
transformação digital, o nível de complexidade está ficando cada vez maior. “À
medida que a digitalização avança, o grau de dificuldade dos processos aumenta,
porque tudo que é feito em papel está sendo digitalizado e, assim, muda toda a
metodologia de trabalho. E, por isso, a capacitação é fundamental porque a
solução da demanda virá da secretaria correspondente, se for de árvore será na
Secretaria do Meio Ambiente, asfalto, na Secretaria de Obras e assim por
diante”, observa.
O
ouvidor, Fabrício Uilson Mocellin, explica que este treinamento realizado com a
empresa System foi muito importante para orientar e aperfeiçoar os canais que
recebem as demandas do município. “Muitas vezes os pedidos feitos na Ouvidoria
deveriam ser realizados diretamente na Secretaria da Fazenda, por exemplo, ou
vice-versa. Então, este treinamento serviu para mostrar a importância da
orientação ao cidadão e do uso certo do sistema”, afirma.
E,
acrescenta, “hoje, todas as demandas encaminhadas para a Ouvidoria são feitas
digitalmente, no entanto, é importante, primeiro, solicitar a demanda na
secretaria correspondente, e depois, se não for atendida a solicitação, fazer o
registro na Ouvidoria”.
Papel
Zero
A
transformação digital também está ligada ao projeto Papel Zero, outra
iniciativa da Prefeitura de Erechim que, nos últimos dois meses, conseguiu
reduzir o uso de 100 mil folhas de papel nos processos administrativos.
Baixe
o aplicativo SysCidadão
Os
serviços digitalizados podem ser solicitados de maneira on-line pelo site ou
via aplicativo gratuito SysCidadão, que pode baixado no celular. Hoje, o
cidadão pode acessar, na palma da mão, os serviços já disponíveis digitalmente.
A transformação digital envolve as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos e integra o programa municipal Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados.
Fonte: Ascom