Secretaria de Administração se destaca no campo das ações estratégicas da gestão pública
A
Secretaria de Administração, composta pelas coordenadorias de Recursos Humanos,
Legislativo, Compras e Licitações, além das diretorias de Tecnologia da
Informação e Patrimônio, é responsável pela condução de todos os trâmites
legais e administrativos do Poder Público. A pasta realiza retrospectiva do ano
de 2022, com destaque para ações inovadoras implantadas no decorrer do período.
Entre
elas, desde fevereiro de 2022, a pasta da Administração passou a utilizar o
Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, instituído e
administrado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul
(Famurs), como veículo oficial de publicação dos atos normativos e
administrativos do município, conforme Lei 6.990, de 21 de dezembro de 2021,
aprovada pela Câmara de Vereadores.
Ainda,
a Secretaria de Administração, disponibilizou desde o mês de fevereiro, uma
nova ferramenta para que as empresas interessadas ou atualmente fornecedoras do
município, possam orçar as aquisições ou contratações em andamento, através do
site pmerechim.rs.gov.br. O acesso deve ser realizado pelo site da Prefeitura
no campo Portal de Compras e Licitações.
Maior
concurso público da história de Erechim
Um
dos grandes destaques da Secretaria de Administração em 2022 foi a realização
de concurso público. Foram mais 12 mil pessoas inscritas, fazendo que esse
fosse o maior concurso público realizado na história da Capital da Amizade.
Economia
e sustentabilidade
Buscando
atender as demandas atuais de economia e sustentabilidade, a Secretaria de
Administração, trabalha com projeto inovador de implantação de Usina
Fotovoltaica que irá gerar economia de 80% nas contas de luz do município.
“Buscar,
cada vez mais, o desenvolvimento humano e econômico com bases sustentáveis,
pensando o futuro do município. Esses são os objetivos da Prefeitura de Erechim
que investe na construção de uma usina de energia fotovoltaica”, pontua a
secretária de Administração, Izabel Ribeiro.
A
secretária Izabel comenta que os recursos, que foram aplicados nesta obra,
giram em torno de R$ 5,8 milhões, e tem uma previsão de retorno do investimento
de 3 anos. “Isso significa economia e maior capacidade para o município
investir mais nas áreas prioritárias como saúde, educação e infraestrutura”,
disse a secretária.
Coordenadoria
de RH e Gestão de Pessoas
Com
a parceria da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Segurança e Saúde do Servidor
– criada pela Administração em 2022 – foi realizado o Primeiro Encontro Geral
dos Servidores, com a presença de mais de duas mil pessoas.
De
acordo com a secretária de Administração, o encontro foi um dia de integração,
reflexão e, principalmente, valorização dos servidores públicos da Prefeitura
de Erechim.
“Nosso
propósito foi levar até o servidor público a quantificação de sua importância
para o crescimento e desenvolvimento de uma cidade nas mais diversas áreas da
Administração Pública. O trabalho dos servidores públicos está diretamente
ligado ao desenvolvimento social. Por isso, valorizá-los é garantir uma
sociedade melhor para todos os cidadãos de Erechim sem exceção”, declara Izabel
Ribeiro.
Parcerias
Público-Privadas
Importante
frisar que todos os contratos relacionados às Parcerias Público-Privadas (PPP)
passam pela supervisão criteriosa da Secretaria de Administração, que trabalha
com a meta de gestão pública risco zero. Vale destacar que a união com
empresários é uma das estratégias políticas para o crescimento econômico do
Brasil e dos municípios e passou a ser tendência nas gestões públicas.
“Em
uma PPP, existe um acordo legal entre uma parte pública e uma entidade privada
em que as duas partes se complementam. Temos como exemplo os estudos para a
construção do Centro Administrativo que transcorrem nessa modalidade. Vale
destacar que todo o processo relacionado ao Centro Administrativo está sendo
conduzido pelas equipes da Secretaria de Administração”, explica Izabel
Ribeiro.
Zero
Papel
O
município atingiu 65% dos serviços públicos digitalizados, em apenas um ano. E
isso está diretamente relacionado com o comprometimento de todos os servidores
públicos que entenderam a proposta da transformação digital na Prefeitura de
Erechim. Integrando essas ações, o Projeto Zero Papel que, nos últimos dois
meses, reduziu 100 mil folhas de papel nos processos administrativos.
Compras,
Licitações e Legislativo
A
Secretaria de Administração desempenha papel fundamental, intermediando as
ações das secretarias de ponta, em todas as demandas apresentadas, conduzindo
os processos licitatórios do município, compras, projetos de lei, normas e
regulamentações.
Números
da Administração em 2022
Total
investido em aquisições, prestações de serviço e obras públicas – R$
98.611.481,53
Economia
nas licitações diante dos preços de mercado – R$ 13.473.018,26
Maior
economia foi apresentada na modalidade pregão presencial – R$ 9.846.738,04
Total
de compras e licitações – 785
Total
de projetos de lei – 214
Total
de decretos – 158
Total
de leis sancionadas – 230
Fonte:
Ascom