Ouvidoria Ativa – Mais de 8,5 mil atendimentos à população
A
Ouvidoria de Erechim, vinculada à Secretaria de Gestão e Governança, é uma
ferramenta de gestão democrática cuja finalidade é proporcionar o diálogo entre
a população e o Poder Executivo Municipal, sendo um importante mecanismo de
escuta do cidadão, pois recebe sugestões, solicitações, denúncias, reclamações
e elogios da população visando à melhoria no serviço público.
A
Ouvidoria passiva, comenta o ouvidor do município, Fabrício Mocellin, realizou
12.239 atendimentos à população, enquanto a Ouvidoria ativa contatou 8.504
pessoas, sendo que fora criada apenas no ano de 2021. “A avaliação é muito
positiva do trabalho realizado pela Ouvidoria e das secretarias, e os dados da
Ouvidoria ativa nos mostram que a satisfação com a realização dos serviços públicos
é enorme por parte da população, sendo que em algumas secretarias a satisfação
contempla o patamar de 98% das pessoas contatadas. Essas informações nos dizem
que estamos no caminho certo, mas ainda temos muitos desafios pela frente e
muito a evoluir”, afirma Fabrício.
Ainda,
segundo o ouvidor, a proposta da Ouvidoria é efetivar esse canal de
interlocução mais humano entre as demandas da comunidade e os serviços
prestados pela Prefeitura. “Dessa forma, a população, de fato, contribui para
melhorar a gestão municipal”, disse Fabrício Mocellin.
A
Ouvidoria, conforme explica o ouvidor, recebe, analisa e encaminha todas as
manifestações da população às secretarias competentes, recomendando possíveis
medidas para a solução das mesmas. Em seguida, comunica de forma célere ao
cidadão, o parecer da Prefeitura.
“Além
do importante resultado obtido, é realizado um trabalho de pós-atendimento, que
deve ser destacado como exemplo de inovação. É como chamamos a Ouvidoria ativa,
que tem a missão de ir em busca do cidadão para ouvir a opinião sobre o serviço
utilizado. Assim, estabelece-se uma parceria com a comunidade, o que contribui
diretamente para a melhora em diversos setores da administração pública”,
afirma.
De
acordo com o ouvidor municipal, o objetivo da Ouvidoria, a partir da
manifestação do cidadão, é aprimorar a qualidade do atendimento de todos os
setores da Prefeitura de Erechim de forma que a população possa se sentir
satisfeita com os serviços oferecidos e ter suas necessidades atendidas, tanto
que há pouco tempo restou implantado o aplicativo SYSCIDADÃO, oportunizando
mais uma ferramenta de acesso aos serviços da ouvidoria, assim como, uma forma
de acompanhar todo processamento de seu requerimento, sendo ainda, alterado o
sistema informativo, adequando-se à LGPD e a digitalização dos processos,
traduzindo a celeridade nos processamentos.
“As
manifestações podem ser feitas, preenchendo o formulário no link da Ouvidoria
na página da Prefeitura, via e-mail, telefone, WhatsApp, aplicativo ou
pessoalmente, tratando-se de importante ferramenta de participação e
transparência, fortalecendo a cultura democrática do município, com impactos
sociais, culturais e políticos sobre a experiência de participação cidadã em
Erechim”, finaliza Fabrício Mocellin.
Outras
informações
Contato
Av.
Pedro Pinto de Souza, 71 – Centro – Erechim-RS
Telefone:
0800-6487050
WhatsApp:
3520.7014
E-mail:
ouvidoria@erechim.rs.gov.br
Horário
de expediente
Atualmente,
com o turno único, a ouvidoria presta seu atendimento, das 07h30 até as 13h30
sem fechar ao meio-dia.
Fonte:
Ascom