Programa de Reforma e Ampliação de Moradias da Prefeitura de Erechim

“Estou muito feliz”, “Agora está bom”, “Sou muito grata”, “Está tudo muito bonito”, são afirmações de integrantes das famílias contempladas no Programa Municipal Reforma e Ampliação de Moradias da Prefeitura de Erechim

Reestabelecer a integridade física e emocional, proporcionar dignidade e resgatar a cidadania das pessoas. Esses são alguns dos objetivos do Programa Municipal Reforma e Ampliação de Moradias da Prefeitura de Erechim, realizado por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social e coordenação do Departamento de Habitação.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, afirma que entre os objetivos do Poder Público está atender, também, quem mais precisa, as famílias vulneráveis. “E este programa Municipal de Reforma e Ampliação de Moradias faz exatamente isso, auxilia as famílias a fazer as reformas necessárias e até construir uma casa nova. Mais do que moradia, estamos construindo cidadania”, afirma o prefeito.

Conforme o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, o município fez, em 2022, 48 reformas e ampliação de moradias, construiu 22 banheiros, entregou 21 kits casas e colocou 18 postes de luz com entrada RGE. “O programa beneficiou mais de 100 famílias em 2022”, afirma.

“Estou muito feliz”


“Meu Jesus, agora estamos no coberto, a antiga casa estava podre, a nova casa está uma benção. Estou muito feliz”, disse dona Maria Elisabete Dias, que mora há mais de 50 anos no Bairro Progresso e foi contemplada com um Kit Casa.

“Agora está bom”


Conforme Deli Signey Weishaup pai de Crisieli Carla Weishaup, moradora do bairro Poletto, o programa municipal de Kit Casa é muito bom. “Não tem burocracia é mais rápido e se consegue atender com urgência. E fui eu que fiz a casa e antes não tinha condições, meu Deus do céu, se chovia em Concórdia já chovia aqui dentro, agora está bom. Estou aproveitando o material para fazer mais uma peça na casa”, disse o pai da Crisieli.

“Sou muito grata”


A moradora do bairro Progresso, Tainá Maciel Radel, recebeu Kit Casa completo e poste de luz padrão RGE. Ela reside com os filhos Enzo e Arthur. “A casa está bem bonita, muito boa, em vista da casa que eu tinha, esta ficou muito boa, atendeu as minhas expectativas e necessidades. Sou muito grata e estou muito feliz. Realizei um sonho, a outra casa era bem velhinha, gosto muito de ficar aqui, antes não gostava”, comenta.

“Está tudo muito bonito”


Contemplada com Kit casa completo e poste padrão RGE, Chauane Rosseto, está muito contente com a nova casa para a família, os dois filhos, Bernardo e Betina, ela e o marido, e aos poucos estão terminando o que precisa ser feito. “Meu Deus do céu, a casa ficou muito boa, está tudo muito bonito”, afirma.

Política social de habitação

A coordenadoria do Departamento de Habitação, explica que o programa municipal está dentro da política de habitação que tem interesse social, ela não visa lucro e, sim, realizar melhorias nas moradias para o bem-estar das famílias. Assim, o Poder Público municipal contribui para superação da vulnerabilidade habitacional de seus munícipes.

Segundo a coordenadoria, as famílias contempladas neste programa fazem parte do CadÚnico e tem renda de até três salários mínimos, em média, e cada caso é analisado separadamente, criteriosamente, e envolve o trabalho da Assistência Social, Departamento de Habitação, Secretaria de Saúde. Atendemos quem realmente precisa e não tem condições financeiras de melhorar o local onde mora, depois de fazer uma triagem bem detalhada.

Departamento de Habitação

Além disso, o Departamento de Habitação realizou 209 inscrições para lotes sociais, sorteou 12 terrenos para o loteamento social Fiebig 4, fez 71 autorizações para escritura ou liberação de cláusula, 30 processos de remissão ou renegociação de débitos habitacionais, e sorteou 334 lotes sociais em 2021, sendo que 220 já estão em fase de construção ou com moradia.

A equipe do Departamento de Habitação fez reuniões com as famílias do Distrito de Capo-Erê para resolver questões habitacionais e regularizar dívidas junto a Procuradoria. Orientação sobre o trabalho do departamento para outros técnicos dos CRAS, CREAS, ADAU, APAE de outros municípios como Barão de Cotegipe, Jacutinga e Aratiba, que estão implementando políticas habitacionais. Fechamento dos edifícios da massa falida Demoliner. Atendimentos e encaminhamentos referente a 30 regularização de terrenos. Reunião e auxílio das famílias do Loteamento Carloto.

Fonte: Ascom

Categoria:

Deixe seu Comentário