Como criar um chatbot para WhatsApp realmente útil

O
chatbot para WhatsApp trouxe um novo cenário para o relacionamento com o
cliente. Com ele, as empresas passaram a estar disponíveis 24 horas por dia, 7
dias por semana, oferecendo interações personalizadas e interativas dentro do
aplicativo que o brasileiro mais usa no dia a dia – são mais de 30 horas
mensais, segundo pesquisa da Mobile Time.
Quando
construído de uma forma que realmente ajuda e encanta os clientes, os
benefícios do chatbot são muitos. Líderes empresariais afirmam que esses robôs
conversacionais aumentam em 67% a média das vendas. Um estudo do Instituto de
Tecnologia de Massachusetts mostrou que 90% das empresas registraram melhorias
na velocidade de resoluções e 80% notaram aumento no volume de contatos. No que
diz respeito a custos da operação, há uma redução de 30%.
Mas,
como construir uma solução que reduza custos, aumente a eficiência do
atendimento e, ao mesmo tempo, melhore a experiência do cliente ao ponto de
deixá-lo mais propenso a fechar negócio? “Na maioria dos casos, as demandas das
empresas são sanadas com chatbots mais básicos, capazes de responder as
perguntas mais frequentes ou qualificar leads”, explica Beatriz Mendes, Head of
Performance Marketing for Applications BU da MessengerPeople by Sinch. Segundo
Beatriz, questões mais complexas acabam sendo direcionadas para os agentes
humanos.
Atualmente
há três tipos de chatbots. Chatbots baseados em regras, chatbots baseados em
Inteligência Aritificial (IA) e chatbots híbridos, isto é, uma mistura das duas
tecnologias. “Os chatbots mais ‘simples’ são os ‘baseados em regras’. Eles são
capazes de seguir conversas pré-configuradas e entender palavras-chave. O fluxo
da interação pode ser interrompido se o usuário não seguir as instruções, mas é
fácil criar uma conversa que aparente ser natural”, diz Beatriz.
Por
outro lado, um chatbot beseado em IA é capaz de realizar operações mais
complexas. “Graças ao Natural Language Processing (NLP), ele pode cumprir
tarefas a partir do entendimento do que o usuário está digitando no chat. Além
disso, o uso de Machine Learning permite uma melhora contínua na qualidade das
respostas. Porém, para produzir conversas completas e naturais, necessita de
uma grande base de dados com a qual possa trabalhar.”
Nesse sentido, compreender a realidade da empresa e as necessidades relacionadas à automação do WhatsApp é o primeiro passo para ter um chatbot eficiente. Atualmente, são poucos os casos em que a IA é utilizada em conversas no aplicativo, já que, na maioria das vezes, a tecnologia não é necessária. Assim, a definição do chatbot passa por definir objetivos como o que o robô deve fazer, quais perguntas serão respondidas e quais devem ser passadas para atendentes humanos.
Recursos
que um eficiente chatbot para WhatsApp deve ter
No
Brasil, 60 % dos chatbots criados são para o WhatsApp, o que não é uma
surpresa, dado que 99% dos smartphones tem o app instalado.
Quando
uma empresa decide criar um chatbot no WhatsApp, além de saber sobre as
principais necessidades de seu negócio, é preciso ter a conta do WhatsApp
certa. O app WhatsApp Business, que é instalado direto no celular, não comporta
chatbots. A única que a aceitar chatbots é o WhatsApp Business Plataform, uma
API fornecida por empresas como a MessengerPeople by Sinch.
Para
que um chatbot seja de fato eficiente, Beatriz Mendes menciona os principais
recursos que não podem faltar:
Automação
dos diálogos: coração de qualquer chatbot, o diálogo deve oferecer uma conexão
adequada entre as perguntas do cliente e as respostas oferecidas.
Tópicos
predefinidos: responsáveis por criar contextos, eles oferecem respostas
diferentes para a mesma pergunta. Podem ser FACs, produtos, associações etc.
Botões
de resposta: são um upgrade no diálogo que permite uma interação mais rápida,
além de simplificar as respostas dadas ao bot.
Variáveis:
ajudam o chatbot a solicitar informações de clientes predefinidas para a base
de dados, que podem ser usadas para personalização e segmentação. Entre elas
estão nome, idade, localização, cor preferida etc.
Modelo
de dados: listas com dados adicionais, como catálogo de produtos e horários de
funcionamento, podem ficar acessíveis ao bot durante o diálogo.
Análise:
checam o desenvolvimento e a performance do chatbot é importante para uma
melhora contínua.
Além
disso, para garantir que a jornada de interação do cliente com o chatbot seja
fluida, acolhedora e resolutiva, a empresa precisa ter em mente a resposta para
algumas perguntas: qual o objetivo da implementação do chatbot? Qual linguagem
será utilizada para atingir o público-alvo? Sobre o que o bot falará? Qual
tecnologia será necessária? Como o bot reagirá a respostas que não podem ser
dadas? Como o diálogo será configurado?
Erros
mais comuns na implementação de chatbots
Além
de não planejar corretamente a implementação do chatbot no canal de WhatsApp,
existem alguns erros comuns que impedem um funcionamento adequado. A Head of
Performance Marketing for Applications BU da MessengerPeople by Sinch explica
que entre eles estão a dificuldade do bot entender as perguntas dos clientes ou
de acessar as respostas na base de dados. Isso faz com que o diálogo não flua e
a interação seja limitada.
Outras
questões que podem ser trabalhadas para a obtenção de melhores resultados são:
Contexto:
o chatbot é como um jogo de computador, mas não responde perguntas sobre
produtos e serviços.
Script:
quando o diálogo segue padrões rígidos e o bot não consegue responder perguntas
diferentes, o cliente fica preso em um loop infinito.
Personalidade:
um bot sem personalidade responde de forma lenta e inflexível, como uma
máquina.
Valor
adicional: quando o bot interage, mas esquece de responder perguntas
importantes, ele deixa de gerar valor agregado para a marca.
Apoio
humano: o chatbot não sustenta sozinho todas as necessidades dos clientes. A
maioria dos consumidores aprova o bot para atendimentos de primeiro nível, mas
entendem como crucial a existência de um caminho rápido para chegar a um agente
humano. Uma solução seria programar o robô para alertar o atendente sempre que
uma resposta não for encontrada. Essa importante ferramenta é um dos principais
recursos do MessengerPeople by Sinch, desenhado para que haja uma transferência
inteligente do chatbot para o agente, sem que o cliente perceba.
Quem
pode ter chatbot para WhatsApp?
Muitas
empresas de pequeno e médio porte não pensam em implementar um chatbot para
WhatsApp por acreditar se tratar de algo complicado e que requer muito conhecimento
de tecnologia. Mas a realidade é outra: plataformas com estrutura pronta e
intuitiva permitem criar o bot, integrar o aplicativo ao CRM da empresa e a
outras ferramentas, tornando as informações acessíveis.
“É
possível usar um software profissional para gerenciar todas as mensagens
recebidas de forma centralizada na plataforma. O chatbot torna tudo mais fácil,
principalmente para negócios pequenos com recursos limitados, que passam a
conseguir administrar todos os chats com apenas um funcionário. A plataforma de
mensagens conversacionais da Sinch, por exemplo, possui uma ferramenta de
construção de chatbot integrada que funciona como um aplicativo de mensagens e
não requer conhecimento em TI para configurar”, conta Beatriz.
Portanto,
ter um chatbot para auxiliar no atendimento a clientes não é exclusividade de
grandes empresas. Pelo contrário, trata-se de um diferencial competitivo para
pequenos e médios players. Para entender como construir uma jornada completa e
conhecer as melhores práticas realizadas em diferentes setores, baixe o guia da
comunicação de sucesso no WhatsApp.
Por
Larissa Sant'ana – Consumidor Moderno