O que faz um consumidor pagar mais pelo produto ou serviço?
(Foto:
Divulgação IbTec)
De acordo com a pesquisa da 121 Labs,
43% dos entrevistados estão dispostos a pagar até 10% a mais caso a experiência
do cliente seja positiva.
Provavelmente
você já deve ter acessado algum portal de e-commerce, por exemplo, e reparado
uma série de indicações de produtos que correspondem às suas necessidades ou
desejos de consumo, não é mesmo? Ou então já entrou em uma loja física e
recebeu um atendimento personalizado e cordial que superou suas expectativas e
fez com que você voltasse lá outras vezes, certo?
A
cada dia mais vital experiência do cliente é a expressão do dia no mundo dos
negócios e tem promovido diversas mudanças nas estratégias de atendimento,
principalmente com a consolidação do novo perfil de consumidor: exigente,
digital e impaciente.
43% dos consumidores preferem pagar até
10% a mais em busca de boas experiências, segundo estudo
Uma
pesquisa realizada pela 121 Labs, por meio da plataforma Hazo.app, entrevistou
1,1 mil consumidores em todo o país em busca de opiniões referentes aos
impactos da experiência do cliente no consumo e na fidelização do público-alvo.
Com uma margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e um intervalo de
confiança de 95%, o relatório demonstrou que 43% dos entrevistados estão
dispostos a pagar até 10% a mais no valor do produto/serviço caso suas
impressões com a marca sejam positivas. Para além, 28% devem pagar mais de 20%
em troca de experiências positivas, o que, na prática, representa um total de
71% dispostos a desembolsar uma quantia a mais do que a prevista no valor médio
dos produtos.
Quase 50% dos clientes interrompem
relacionamento com marca conhecida após experiências negativas
Ainda
de acordo com o estudo, 26% dos entrevistados disseram que poderiam deixar de
comprar de uma empresa que possui o hábito de visitar caso tivessem uma
experiência negativa, ao passo que 47% alegaram que a interrupção do
relacionamento com a marca se daria após duas ou mais experiências ruins.
De
acordo com o CEO da 121 Labs e criador da plataforma de pesquisas de mercado
Hazo Rewards, Renato Mayer, há uma série de razões que afetam negativamente a
fidelização e o engajamento de um negócio: “falta de educação, desrespeito,
falta de confiança e descuido com a privacidade dos dados do cliente, bem como
demora em filas, são fatores decisivos para 62% dos entrevistados deixarem de
interagir com uma empresa ou serviço”, explica.
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Lentidão no atendimento, falta de
humanização e atendimentos genéricos afetam experiência do cliente
A
falta de humanização e de personalização também surgem como fatores decisivos
no afastamento do cliente, conforme indica um outro estudo, desta vez realizado
pela Sercom em parceria com o Instituto Qualibest, mostrando que 41% das
pessoas não gostam do atendimento telefônico automatizado e que 35% dão
preferência por conversas com os próprios atendentes nos canais digitais, em
detrimento dos chatbots.
Em
contrapartida, pode-se apontar uma série de estratégias válidas utilizadas para
melhorar a experiência do cliente e converter o público-alvo em “advogado” da
marca, como a adesão ao phygital e a omnicanalidade, onde a conexão entre as
lojas físicas e virtuais se dá por meio de ferramentas que fornecem
experiências sensoriais diferenciadas, como a visualização de ofertas via QR
Code em restaurantes ou a disponibilização de Wi-Fi nos pontos de venda para a
livre circulação pelo site e pelas redes sociais da empresa.
Além da integração entre lojas físicas e
virtuais, cuidados básicos com logística e estratégias de marketing geram boas
impressões no público.
Os
cuidados básicos com o negócio também facilitam a relação harmoniosa entre
marca e cliente, como a descrição e precificação corretas dos produtos nas
prateleiras e nos sites, a disponibilização de descontos reais em datas
comemorativas e promoção de atrativos que tornem o negócio mais vantajoso que
seus concorrentes, como a entrega grátis acima de um valor específico e o
planejamento logístico que evite atrasos nos casos de compras online.
E
por falar no consumo virtual, o CEO da 121 Labs explica que as experiências
positivas estão majoritariamente concentradas neste formato de vendas, o que
pode estar relacionado à facilidade de consumo, principalmente após a pandemia,
que desencadeou um aumento considerável dos negócios online.
Ambiente
virtual é recordista em promover boas experiências ao consumidor final
“A
satisfação mais positiva está concentrada em experiências digitais como Canais
de Streaming, Bancos Digitais e Lojas Online desbancando outros setores
tradicionais. As compras pela internet ainda são preferência de 55% do
público”, inicia o criador da Hazo Rewards, que complementa dizendo que, dentre
os setores identificados com alto índice de satisfação, somente um é
presencial, a saber: Canais de Streaming (92%), Lojas online (91%), Bancos
Digitais (89%) e Cinema (88%).
Portanto,
como pode-se observar, há muito tempo o atendimento ao cliente não pode mais
ser resumido em “qualidade do produto/serviço”, cabendo às marcas o
investimento em estratégias que atraiam os leads e os convertam em clientes
fidelizados.
Por:
Adriele Silva