O papel do App na construção da experiência ideal, segundo a Amazon
No
Brasil e no mundo, o consumo digital já se tornou um hábito – principalmente
depois à pandemia de Covid-19. E os dados comprovam. De acordo com a Ebit
Nielsen, em 2021, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento total de R$
182,7 bilhões, o o que representa um crescimento de 27% em relação ao ano
anterior. Ao mesmo tempo, é notável o interesse do brasileiro por consumir a
partir de dispositivos móveis. Os aplicativos, é claro, também ganham espaço
nesse processo.
De
acordo com um estudo elaborado pela Cybersource, solução da Visa especializada
em gerenciamento de pagamentos digitais, em colaboração com a PYMNTS, os
consumidores brasileiros têm duas vezes mais chances de fazer compras por meio
de dispositivos móveis do que de computadores: 20% dos entrevistados afirmaram
ter usado canais móveis para fazer suas compras mais recentes.
E é
claro que essa tendência tem sido percebida pelas empresas. “Nos últimos anos
percebemos uma mudança de comportamento do consumidor. Muitos clientes
compraram on-line pela primeira vez e criaram esse novo hábito”, afirma
Fernanda Grumach, líder de Experiência e Compra na Amazon Brasil. “Além disso,
novas categorias ganharam mais relevância no e-commerce, como produtos de rotina,
presentes no Amazon Super”.
Nesse
sentido, ela reforça: “A expansão de mercados, consumidores e novas tecnologias
no digital mostra o quanto as experiências completas são necessárias”. Nesse
sentido, de acordo com Fernanda, há duas tendências predominantes quando o
assunto é aplicativo – que elas devem ganhar protagonismo nos próximos anos.
Tendências
e aplicativos
1.
Transformação da jornada
De
acordo com Fernanda Grumach, a jornada deixa de depender apenas dos sites e
apps das próprias varejistas e marketplaces, mas poderá ser iniciada em todo o
lugar – onde o cliente estiver e quiser passar o seu tempo.
Enquanto
assiste a vídeos, vê esportes, passeia com a família, utiliza mídias sociais…
onde quer que aconteça a necessidade de compra, poderá começar a jornada
virtual. “Na abertura da Black Friday, promovemos uma live-commerce direto do
Catar, com o Fred, do canal Desimpedidos, liderando uma transmissão ao vivo de
duas horas com mais seis canais, além dos canais de redes sociais da Amazon,
oferecendo uma experiência de compras direto da plataforma”, exemplifica.
2.
Demanda por inovação contínua
Nesse
caso, o objetivo é atender as necessidades do cliente, que mudam a todo
momento: a tendência corresponde à transformação da experiência digital,
permitindo entender mais sobre o produto, o que outros clientes acharam dele,
simular o seu uso, ver vídeos e conhecer muito mais detalhes sobre o produto.
“Isso
tudo é feito para dar conveniência ao cliente, o que é um ponto fundamental na
cultura da Amazon: a/o cliente tem que comprar o produto que procura, que é
oferecido com um preço competitivo e entrega rápida em qualquer lugar do país”,
revela Fernanda Grumach.
Aprimoramento
de tecnologia e segurança
De
acordo com a líder de experiência e compra na Amazon Brasil, a experiência do
cliente é realmente muito importante para a empresa – portanto, é um ponto de
partida. Logo, o foco é entregar o mais rápido possível o que o cliente
precisa, onde ele quer estar. “Colocamos os clientes no centro de tudo e
estamos cada dia mais rápidos e convenientes em nossas entregas para atender as
necessidades do cliente”, afirma a executiva.
Por
isso, ela ressalta que, na Amazon, todos os sistemas e dispositivos são
desenvolvidos priorizando a segurança da informação e a privacidade de dados,
trabalhando constantemente para garantir isso, tanto para os consumidores quanto
para os vendedores parceiros.
A
companhia trabalha com medidas preventivas e utiliza uma série de mecanismos
para garantir uma operação segura, incluindo proteção física, eletrônica e
processual. “Temos segurança e escalabilidade como premissas para desenvolver
novas aplicações. Nossos times são treinados para considerar esses aspectos
desde o início do desenho do sistema”, coloca Fernanda Grumach.
“Procuramos
nos dedicar para que a segurança da informação seja coberta por todas as
equipes, em todas as fases de desenvolvimento dos sistemas, desde o momento que
desenhamos um novo produto, até o monitoramento do que está no ar. Para os
vendedores parceiros, buscamos oferecer a melhor tecnologia para que seus
negócios continuem crescendo por meio de ferramentas simples e seguras”,
completa a líder de experiência e compra na Amazon Brasil.
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Fidelização
dos clientes e a importância da jornada virtual
A
Amazon tem a ambição de entregar – em qualquer que seja a plataforma, como os
aplicativos – uma experiência boa e completa ao consumidor. Isso,
inevitavelmente, inclui o compromisso de inovar e entregar excelência
operacional, ofertando escolha, velocidade e conveniência. Ter o cliente no
centro, novamente, também é indispensável nesse sentido.
Por
isso, Fernanda Grumach explica que trabalha para entender os clientes, e o que
realmente interessa a eles nesta jornada de compra. A ideia compartilhada pela
Amazon é sempre começar pela necessidade e benefício do cliente a fim de
realizar o caminho inverso para desenvolver rapidamente estratégias e criar
soluções significativas para suas vidas, especialmente no dia a dia.
“Ao
projetar a experiência de compra e descoberta para apresentar os produtos que
os clientes desejam comprar, também vimos a oportunidade de facilitar e trazer
mais comodidade em datas sazonais ou eventos de vendas por meio da estratégia
de cupons e ofertas. Na Black Friday deste ano, por exemplo, os consumidores
puderam usar o Cupom do Dia exclusivo para o aplicativo Amazon Shopping em
produtos selecionados”, salienta a executiva.
Essa iniciativa está relacionada ao esforço da empresa em entregar o que é mais relevante para o cliente – seja preço baixo, seja uma vasta seleção de produtos em mais de 30 categorias, ou até mesmo uma entrega rápida que facilita a rotina do consumidor. A empresa se esforça para atender a esses três princípios, o tempo todo.
Por
Amanda Medeiros
Consumidor
Moderno