Índice de satisfação com novo transporte da saúde ultrapassa 90 por cento
A
Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde dá mais um passo na
otimização dos serviços, realizando mudanças no transporte de pacientes com
deslocamento para fora do município com o objetivo de melhorar e dar mais
conforto e agilidade a esses usuários.
Como
era o serviço de transporte
Antes os pacientes que tinham consulta marcada em Porto Alegre realizavam os seus procedimentos de consultas e exames e muitos tinham que pernoitar até duas noites aguardando o dia da sua consulta, pois um município do tamanho de Erechim com mais de 100 mil habitantes não tinha condições de ofertar transporte no mesmo dia com a frota que a Secretaria de Saúde tem.
Vale
ressaltar que no início de 2021, foi suprimido da frota da Saúde 11 veículos,
sendo que oito foram transferidos para outras secretarias e três foram a
leilão, por não possuírem mais condições de uso em viagens. Por isso a
Secretaria de Saúde adquiriu mais cinco veículos Onix zero quilômetro que são
utilizados para o atendimento das demandas da Secretaria e das Estratégias de
Saúde além de três vans, mas que esse número ainda não era suficiente para
fazer o transporte de pacientes para fora do município, fazendo com que os
pacientes fiquem aguardando por hora o retorno.
Como
está o novo serviço de transporte
Desde
início da gestão ano passado, o diretor de Serviços e Ações, Marcelo Pedroso
recebeu da secretária de Saúde, Éclesan Palhão a incumbência de melhorar esse
serviço para população.
Pedroso explica que a logística do sistema de transporte via passagem adquirida agiliza o transporte gerando conforto para os pacientes. “Hoje o paciente se desloca para Porto Alegre ou Passo Fundo e retorna no mesmo dia com o primeiro horário de ônibus disponível, sem custo algum recebendo passagem de ida e volta conforme o horário da consulta”, ressalta.
Muitas
vezes a Casa de Apoio em Porto Alegre lotava causando desconforto para quem
precisava. A Casa de Apoio atualmente segue funcionando para os pacientes
pós-cirúrgicos que necessitam aguardar a revisão e nos casos de necessidade
médica na Capital Gaúcha.
A
secretária de Saúde, Éclesan Palhão destaca que fazer gestão dos recursos
públicos com otimização é uma das prioridades da Secretaria de Saúde sendo que
o transporte para Porto Alegre ficou com 36% com custo menor e de Passo Fundo
40% com custo menor. “Estamos reavaliando todos os custos em todos os setores,
pois essas reduções em orçamentos operacionais permitirá novos investimentos na
saúde erechinense”, frisa a titular da pasta.
Para o prefeito em exercício, Flávio Tirello, a melhoria constante nos atendimentos prestados à saúde pública de Erechim é meta da Prefeitura de Erechim. “Estamos sempre, junto com os nossos secretários de Governo, buscando a melhoria contínua em todas as pastas competentes. Termos conseguido implantar esse novo modelo de transporte é garantir mais conforto, segurança e qualidade no deslocamento para tratamentos fora do domicílio. Ainda, podermos reduzir os custos da máquina pública prestando melhores serviços é nosso mote principal. Além disso, termos um índice de satisfação com esse novo modelo em mais de 90% mostra que estamos no caminho certo”, enfatiza Flávio Tirello.
Novo
sistema de transporte aprovado pelos usuários
A
Ouvidoria Municipal realizou pesquisa de satisfação com os pacientes que
utilizam o transporte. “Pedimos para que a Ouvidoria ligasse para esses
pacientes que fazem as viagens para fora do município, e o índice de satisfação
ultrapassa os 90%. Na Saúde há modelos de gestão que são feitos da mesma forma
há mais de 30 anos, sendo que o serviço mudou, e as ofertas dos grandes centros
também. Ficamos felizes em fornecer um atendimento equilibrado e confortável
aos nossos munícipes”, destaca Éclesan Pallhão.
A pesquisa de satisfação ressalta ainda que 100% dos pacientes que vão para Passo Fundo aprovaram o novo serviço, pois antes os mesmos saiam de Erechim às 6h da manhã e aguardavam o último paciente que acabava sua consulta somente às 18h.
Por: Ascom