Encerrou a Semana de Formação aos profissionais de auxiliar de disciplina
Na
sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Educação finalizou a Semana de
Formação dando o enfoque para os Profissionais de Apoio Escolar - Auxiliar de
Disciplina. Estiveram presentes no Polo da Cultura mais de 70 profissionais que
atuarão neste ano de 2023 em tempo integral nas escolas do Sistema Municipal de
Ensino.
A formação teve como objetivo capacitar e qualificar os profissionais que serão os monitores das crianças com deficiência que precisam de acompanhamento. Dentre os assuntos abordados, destaca-se a legislação, os primeiros socorros, as ações diárias dos profissionais com suas atribuições, o acolhimento das crianças e a responsabilidade no atendimento.
Além dos Profissionais de Apoio Escolar – Auxiliar de Disciplina, estavam na formação as Equipes Diretivas, os Professores de Atendimento Educacional Especializado e os Professores de Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem, todos que estarão na escola para dar suporte e atendimento às crianças que precisam.
A
secretária de Educação, Verenice Lipsch destaca que esse momento de formação é
fundamental para o bom andamento dos trabalhos. “Reunir todos os envolvidos com
o processo é importantíssimo. Estamos dando alinhamento, mas principalmente
capacitação para estes profissionais. Ninguém vai ficar desamparado. Vamos
garantir que todas as crianças que necessitarem tenham esse acompanhamento, em
período integral na escola. É importante destacar que quem faz o processo
pedagógico, quem alfabetiza é o professor regente”, salienta a secretária.
Legislação
A
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
destaca que “Cabe aos sistemas de ensino, ao organizar a educação especial na
perspectiva da educação inclusiva, disponibilizar as funções de instrutor,
tradutor/intérprete de Libras e guia-intérprete, bem como de monitor ou cuidador
dos estudantes com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação,
locomoção, entre outras, que exijam auxílio constante no cotidiano escolar”
(p.13).
A
Nota Técnica nº 24/2013 do MEC/ SECADI / DPEE de 21 de março de 2013, orienta
os Sistemas de Ensino para a implementação da Lei nº 12.764/2012: para a
garantia do direito à Educação Básica e, especificamente, à educação
profissional, preconizado no inciso IV, alínea a, do artigo 3º da Lei nº
12.764/2012, os sistemas de ensino devem efetuar a matrícula dos estudantes com
transtorno do espectro autista nas classes comuns de ensino regular,
assegurando o acesso à escolarização, bem como ofertar os serviços da educação
especial, dentre os quais: o atendimento educacional especializado complementar
e o profissional de apoio (p.4).
A modalidade da Educação Especial disponibiliza o atendimento educacional especializado - AEE, os demais serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade, contemplando a oferta de profissional de apoio, necessário à inclusão escolar do estudante com transtorno do espectro autista, nas classes comuns do ensino regular, nas escolas públicas e privadas. Os serviços da educação especial constituem oferta obrigatória pelos sistemas de ensino, em todos os níveis, etapas e modalidades, devendo constar no PPP das escolas e nos custos gerais da manutenção e do desenvolvimento do ensino (p.5).
Formação
A
Secretaria de Educação no decorrer desta semana proporcionou nas Escolas
Municipais formação para todos os profissionais. Um plano de capacitação está
organizado para que os Profissionais de Apoio – Auxiliares de Disciplina
recebam qualificação continuada. A Alessandra Donadussi da Rocha, uma das
nomeadas destaca a importância da capacitação recebida. “É muito importante
essa informação, conhecemos toda a Equipe que vai dar suporte para nosso
trabalho, conhecemos as professoras de AEE, as Professores de Apoio e
principalmente a legislação e as nossas funções. É importante saber como vai
ser o dia a dia, como vai funcionar. Eu me senti muito segura porque vamos
contar com as professoras. Vai ter desafio, mas vamos estar junto para melhor
atender as crianças. Tivemos a formação dos primeiros socorros, isso também foi
importante. Estou bem feliz e tranquila porque teremos mais formação”, comenta.
“Esta
formação foi marcada pelo acolhimento, pela sensibilização, pelo respeito e
pela oportunidade de vivenciar e aprimorar a teoria e a prática. Foi essencial
para a atuação diária destes profissionais com os estudantes no ambiente
escolar", explica a professora do AEE, Luciana Dallabona Paska, professora
do Atendimento Educacional Especializado - AEE, da EMEF Othelo Rosa.
Equipe
disponível nas Escolas Municipais
Para
o atendimento das crianças com deficiência, a Secretaria de Educação garante
uma estrutura de profissionais nas Escolas Municipais: uma Professora de
Atendimento Especializado – AEE que atendem as crianças no contra turno
escolar, uma Professora de Apoio ao Ensino Aprendizado que foca nas
dificuldades de aprendizado, um Profissional de Apoio Escolar – Auxiliar de
Disciplina que atende os estudantes nas necessidades básicas e uma Regente de
Classe (Professora), com formação para todo o processo de inclusão e
aprendizado.
A
secretária Verenice Lipsch, destaca ainda que destes que estão sendo nomeados,
como Profissional de Apoio – Auxiliar de Disciplina, mais de 55% já estão
cursando o Ensino Superior, ou já estão formados e ainda alguns tem
especialização. “Isso significa que em nenhum momento queremos desqualificar o
atendimento, mas sim, cada vez mais qualificar, possibilitando que os
profissionais tenham 40 horas nas escolas. É atribuição do Professor da turma
incluir e proporcionar o atendimento pedagógico”, finaliza a secretária.
Fonte:
Ascom Prefeitura de Erechim