Novo serviço de Imagem do Santa Terezinha deve ser entregue em março

O Setor de Imagem da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) está passando por modernização e revitalização do espaço físico e de alguns equipamentos. De acordo com o diretor Executivo, Jackson Arpini, a Casa de Saúde SUS possuía dois aparelhos de Raio X, um digital e outro analógico, que pelo tempo de vida útil e pela intensa demanda vinha causando problemas técnicos recorrentes, o que prejudicava o fluxo dos serviços.

“Em 2021 foi estabelecida uma interlocução com a Câmara de Vereadores de Erechim, que resultou numa importante parceria com o objetivo da aquisição de um novo aparelho de Raio X Digital, com tecnologia avançada para fazer frente às necessidades do hospital de referência local, regional, macrorregional e estadual para o sistema público de saúde”, esclarece o diretor Executivo.


Melhorias estruturais

Após vencer todas as etapas do processo licitatório, o novo equipamento já está em pleno e regular funcionamento e o Santa Terezinha está em fase de conclusão das melhorias físicas como pintura dos ambientes, substituição do piso e gesso, melhorias nos sanitários, instalação de televisores, entre outros, para modernização de todo o setor.

Em breve a obra deverá ficar conclusa na integralidade e será entregue a comunidade. A previsão é que a comunidade receba mais este avanço na saúde pública ainda no mês de março. A solenidade de entrega deverá contar com a participação dos vereadores que tiveram, na época, a compreensão e sensibilização de colaborar com a Casa de Saúde pública.

“O atual espaço estava instalado em área muito antiga da instituição e necessitava de melhorias, para qualificar os serviços e atender as expectativas dos usuários”, disse Jackson Arpini.


Parcerias para a saúde pública

Conforme explica o prefeito de Erechim, Paulo Polis, além do novo equipamento de Raio X Digital, em breve deverá ser adquirido também um Mamógrafo Digital, através de emendas impositivas de vereadores de Erechim, com a mesma finalidade de qualificar as ações e serviços no Santa Terezinha.

“O repasse oriundo do Poder Legislativo foi de R$ 500 mil, o que está possibilitando os avanços e melhoras no Setor de Imagem – Raio X do hospital. Além disso, sempre enaltecemos a importância e relevância das parcerias e a Casa do Povo tem sido, ao longo dos anos, uma grande parceria”, frisa Paulo Polis.

Ainda, o prefeito lembra que o SUS é um dos grandes marcos e conquistas de direitos garantidos, para toda a população brasileira. Isso porque, a partir da implementação desse sistema público, todos os brasileiros passaram a ter direito à saúde universal e gratuita, garantido na Constituição do Brasil.

“Em Erechim, assim como em diversos municípios, o maior plano de saúde é o SUS. Por isso é sempre preciso enaltecer que o SUS representa uma conquista da sociedade brasileira porque promove a justiça social, com atendimento a todos os indivíduos. Além disso, é o maior sistema público de saúde do mundo”, disse o prefeito.

Paulo Polis ainda destaca que somente em 2022, o município de Erechim repassou para o Santa Terezinha mais de R$ 21 milhões, através de recursos próprios e de outras fontes para investimentos na saúde pública regional.

Ainda, outras parcerias estão sendo formadas com a iniciativa privada, para prover melhorias contínuas na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim.

Números de exames

Para destacar a importância dos serviços de imagens oferecidos para a comunidade que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), somente em 2022 foram realizados mais de 75 mil exames, entre ecocardiografia, mamografia, radiografia, tomografia computadorizada e ultrassonografia.

Fonte: Ascom Prefeitura de Erechim


Categoria:

Deixe seu Comentário