Transbrasiliana é tema de audiência entre AMAU e DNIT
(Foto: Divulgação AMAU - Presidente da AMAU, Marcelo Arruda atualizou a situação da Transbrasiliana com o superintendente regional do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva)
Órgão
aguarda entrega do projeto, para analisar próximos passos e dar continuidade ao
processo.
Na
manhã desta terça-feira, 28, o presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio
Azul, Marcelo Arruda manteve audiência online com Hiratan Pinheiro da Silva,
superintendente regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e
Transporte). Na pauta, o asfaltamento da BR 153 (Transbrasiliana) que liga
Erechim à Passo Fundo.
Objetivo
da reunião foi atualizar a situação do projeto técnico que foi assinado em
fevereiro de 2020, com a empresa Rudra Engenharia de Goiânia, da rodovia
federal, numa extensão de 68,4 km.
O
prazo para entrega, de acordo com o contrato assinado era de 660 dias (22
meses), com previsão de término para o final de 2021, mas no decorrer do
processo, esse tempo foi protelado, pela complexidade da obra, e também
inconsistências em partes do projeto entregue, que precisaram ser refeitos.
Diante
disso, o DNIT concedeu novo prazo a empresa, que tem até dia 28 de abril, para
entregar o projeto técnico. Em aditivo publicado recentemente, em 6 de janeiro,
definiu nova data para final deste contrato (29 de julho), incluindo projeto
executivo, para posterior licitação da obra e viabilidade de garantir os
valores no Orçamento da União para o próximo ano (2024).
“Essa
é uma reivindicação de várias décadas da região. Não podemos ficar refém de um
pedágio na ERS 135, que apenas tapa buracos. Precisamos mais efetividade,
nessas rodovias que ligam Erechim a todo o Rio Grande do Sul”, pontua Marcelo
Arruda.
De
acordo com Hiratan, quando o projeto técnico e executivo estiverem concluídos,
os municípios da região deverão se unir em prol do que realmente querem. Para
ele a força política só surtirá efeito, após a conclusão completa de todas as
etapas do processo.
Ao
final da reunião, Marcelo Arruda, agradeceu e reconheceu o trabalho que o DNIT
vem realizando no RS, com a melhoria de várias rodovias federais: “uma vez
reclamávamos que a BR era melhor depois da ponte na divisa com Santa Catarina.
Hoje, não mais”, finalizou.
Fonte:
Ascom AMAU