ACCIE promove palestra com Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS

 Ernani Polo e diretores de instituições financeiras falaram sobre linhas de crédito para empresas

A Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), deu início, na noite desta quinta-feira, 9 de março, às atividades que integram o seu plano de ação 2023, que envolve capacitações e transmissão de conhecimento e informações estratégicas para empresários de todos os segmentos e portes econômicos. O convidado especial foi o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul, Ernani Polo que abriu espaço para assessores e diretores de instituições financeiras ligadas à sua pasta explanarem sobre linhas de crédito.


A abertura foi feita pelo presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, que apresentou o Plano de Trabalho 2023 da ACCIE “Juntos pelo Desenvolvimento”. Segundo ele, o plano, que foi elaborado sobre três pilares – empresarial, integração e cultura -, tem como carro chefe eventos técnicos e de capacitação de empresários, apresentando ferramentas e conhecimento sobre comércio exterior, inovação, crédito para comércio nacional e internacional e tributação. Darlan apresentou o calendário de eventos técnicos e festivos e anunciou as datas da Expo 2023: de 2 a 5 de outubro de 2023. 

O presidente da ACCIE ainda falou sobre as ações e parcerias com o poder público, organizações e entidades diversas e pauta de reivindicações: Aeroporto de Erechim, conclusão da RS477 trecho Centenário-Carlos Gomes e melhorias na RS135 – trecho Erechim-Passo Fundo. Tanto que, ao final do encontro, entregou um documento com estas reivindicações ao secretário Ernani Polo, assinado por ele e pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis; presidente da AMAU, Marcelo Arruda; presidentes do Coder, Arlei Balestrin Cavaletti; da Unindústria, Viviani de Camargo Moscato dos Santos; e pelo vice-presidente CDL Erechim, Alessandro Soccol Barbieri.

Logo em seguida, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, falou sobre o orgulho de Erechim e de todo o seu povo de ter um potencial econômico invejável com empresas de todos os portes e segmentos. “Aqui se faz de tudo, da cadeira ao ônibus, do carro de bombeiro a balas e chocolates e muitas outras coisas”, sentenciou.

SITUAÇÃO CRÍTICA

O secretário Ernani Polo iniciou falando sobre o potencial do desenvolvimento econômico do RS, explanando sobre os projetos e programas desenvolvidos na sua pasta, entre eles Proedi, Fundopem/RS, Integrar/RS, Invest/RS, Arranjos Produtivos Locais – APL, Redes de Cooperação, Juro Zero, Capacitação para Agentes Municipais e Feiras internacionais. Também falou sobre a Junta Comercial, o Tudo Fácil Empresas e sua implantação nos municípios do RS.

Ernani Polo chamou a atenção de todos para a situação fiscal do RS, que ainda é adversa, apresentados dados do resultado orçamentário 2022. “Com relação à dívida e ao déficit previdenciário, a situação do RS é a pior dentre os estados do Sul e Sudeste”, alertou.

O secretário ainda falou da criação de um escritório de desenvolvimento econômico do estado em Erechim, em parceria com a ACCIE, Federasul, Poder Público e Sindilojas. “Isso irá facilitar muito a vida dos empresários, pois iremos capacitar pessoas para elaborarem projetos e ajudarem no encaminhamento das demandas de cada empreendedor”, relatou Ernani Polo.


Em seguida, foram apresentados, detalhadamente, cada um dos programas de crédito para empresas. Foram palestrantes o diretor geral adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Roger Pozzi, (Fundopem); o diretor financeiro do Badesul, Kalil Sehbe Neto; o vice-presidente e Diretor de Operações e Inovações do Badesul, Flávio Lammel; o gerente de planejamento do BRDE, Alexander Leitzke; e o gerente geral da Agência do Banrisul Centro de Erechim, Ademir Vargas.

Por Jornalista Maria Lúcia Carraro Smaniotto, Copydesk Jornalismo & Marketing Ltda

Categoria:

Deixe seu Comentário