Metodologias ativas no Curso de Psicologia - URI Erechim
(Foto: Imprensa URI - São realizados seminários semanais, em que os temas são discutidos e práticas são experienciadas)
Os acadêmicos de Psicologia, turma 2023, no âmbito da disciplina de Metodologia e Conhecimento Científico, sob a orientação da Profa. Mariele Zawierucka Bressan, desenvolvem, em aula, trabalhos em que o protagonismo se faz presente. Para além dos conteúdos dispostos na ementa, são propostas atividades que venham ao encontro das demandas de aprendizagem dos estudantes, partindo de seus conhecimentos prévios, de modo a promover o aprimoramento de habilidades e competências esperadas para a formação do profissional da área, bem como para a prática da pesquisa científica.
Nessa perspectiva, realizam-se seminários semanais, em que os temas são discutidos e práticas são experienciadas, a fim de que os estudantes ocupem, de fato, o lugar de corresponsáveis pelo processo de ensinar e aprender.
Nesta semana, os acadêmicos realizaram a prática de “Brainwriting”. Esta é uma abordagem de estímulo ao processo criativo, usada inicialmente no marketing, na propaganda, no design, na escrita e no desenvolvimento de produtos. No contexto educacional, trata-se da realização de debate e discussão de ideias sobre determinado tema, assunto, desafio ou problema. O objetivo é promover o protagonismo individual e coletivo do aluno, fazendo-o se posicionar e lançar suas ideias e possíveis soluções do grupo.
O
tema em pauta foi “Como tornar o estudo e a aprendizagem mais eficazes”. Para
responder a tal questionamento, os acadêmicos realizaram leituras, a fim de
perceber as diferenças entre senso comum e conhecimento científico, além das
múltiplas formas de busca pelo conhecimento, sobretudo por meio de pesquisa
bibliográfica, em distintas fontes. Além disso, para estimular a postura
investigativa e crítica, buscou-se atentar para os distintos níveis de leitura
possíveis, além das técnicas de estudos que podem ser feitas para qualificar o
trabalho acadêmico.
Após as leituras, feitas previamente, os acadêmicos foram divididos em grupos. Cada componente do grupo recebeu uma folha, na qual foram redigidas as principais ideias relativas ao tema. As folhas foram passadas entre os colegas do grupo a cada cinco minutos. Ao receber o papel, já escrito anteriormente pelo colega, o trabalho consistiu em dar continuidade ao tópico abordado, ou acrescentar algo diferente. Feita a parte escrita, os grupos puderam debater acerca das ideias contidas nos registros, destacando o mesmo e o diferente - o que repete e o que difere. Nesse momento, buscou-se aprimorar a capacidade de análise e de síntese, culminando na elaboração de um cartaz criativo, contendo as principais ideias do grupo.
Ao
final, cada grupo teve espaço para expor suas ideias, oralmente, percebendo
que, embora o tema tenha sido o mesmo para todos, cada grupo organizou de forma
diferente a sua apresentação. Além disso, perceberam que, embora existam
regularidades, sempre há algo novo a ser dito e acrescido ao conhecimento
existente. Não menos importante, perceberam que a ciência se constrói de forma
individual e coletiva, por meio do olhar de cada pesquisador diante do objeto
de estudo.
Por:
Assessoria de Comunicação e Marketing URI