Hospinorte promove treinamento sobre Segurança do Trabalhador, com entrega e controle de EPIs e NR32

Consciente da importância da qualificação em atender a todos os clientes e a necessidade de se fazer uma reflexão sobre os serviços e como melhorar ainda mais o atendimento prestado pelos hospitais associados, a Hospinorte – Associação dos Hospitais do Norte do RS – realizou, na manhã do dia 23 de março, o seu primeiro treinamento do ano. O tema abordado foi “Segurança do Trabalhador, Entrega e Controle de EPIs, NR32 e outras legislações pertinentes” e foi ministrado pela Tecnica de Segurança do Trabalho da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, Cátia Salete Zibetti, e pela Engenheira de Segurança do Trabalho da FHSTE,  Edilma Brum. Participaram colaboradores dos hospitais associados de vários municípios.


        PRIORIDADE DOS GESTORES

        Durante a palestra, as técnicas conceituaram Segurança do Trabalho como garantir um ambiente adequado, preservando a integridade de funcionários, pacientes e acompanhantes. Segundo elas, isso é imprescindível em um ambiente hospitalar. “Devido aos risco envolvidos na própria natureza dos serviços, o setor hospitalar está entre os que mais registram acidentes de trabalho, perdendo somente para o setor da construção civil. Portanto, a segurança do trabalho precisa ser prioridade dos gestores”, afirmaram

        Segurança do trabalho é um conjunto de normas, medidas e ações adotadas para preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Para empresas regidas pela CLT, é exigida por lei, além de reduzir ou evitar acidentes e doenças ocupacionais.


        NORMAS REGULAMENTADORAS

        Elas abordaram as mais importantes Normas Regulamentadoras (NRs) para as instituições hospitalares: a NR 01, sobre Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, a NR 04, sobre os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), a NR 05, sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios ((Cipaa), a NR 06, sobre Equipamento de Proteção Individual ((EPI) e a NR 32, que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores em Serviços de Saúde. Ela recomenda para cada situação de risco a adoção de medidas preventivas e a capacitação dos trabalhadores para o trabalho seguro.

        As palestrantes ainda abordaram como identificar todos os riscos envolvidas na atuação profissional dentro de um hospital, o Programa de Gerenciamento de Riscos e falaram sobre as principais recomendações da NR 32. Foi uma manhã muito produtiva onde se esclareceram diversas dúvidas dos participantes.

Ao final, a secretária executiva da Hospinorte, Ediana Pedroso, agradeceu às profissionais da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, Edilma Brum e Cátia Salete Zibetti, pelos ensinamentos repassados aos representantes dos hospitais associados.

Por Jornalista Maria Lúcia Carraro Smaniotto, Copydesk Jornalismo & Marketing Ltda

Categoria:

Deixe seu Comentário