TelessaúdeRS-UFRGS: 10 anos do serviço de consultorias por telefone
(Crédito da foto: Divulgação telessaúde)
O serviço atingiu a marca de 350 mil consultorias para postos de saúde em todo o Brasil.
Criado
em 2013 para responder às principais dúvidas clínicas de médicos, enfermeiros e
dentistas e agilizar o atendimento da atenção primária à saúde do Sistema Único
de Saúde (SUS), o canal de 0800 do TelessaúdeRS-UFRGS completou 10 anos de
atividade neste ano. Até 2023, mais de 350 mil consultorias via telefone já
foram realizadas para mais de dois mil municípios de todo o país.
“Nosso
objetivo é orientar o médico para resolver o problema do paciente no município.
A cada quatro casos, três são resolvidos na hora que o profissional da atenção
primária faz o contato com o médico do TelessaúdeRS”, explica Natan Katz,
vice-coordenador-geral e professor da Faculdade de Medicina da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A principal demanda, segundo ele, é em
relação a questões dermatológicas, que representam 20% das teleconsultorias. No
entanto, os problemas podem ir desde uma dor de cabeça até a casos suspeitos de
doenças graves.
O nível de satisfação de uso do canal em todo o Brasil, é de 95%. “Com o TeleRS eu consigo diminuir a quantidade de encaminhamentos e resolver a maioria dos problemas na hora, com o paciente ainda na sala” afirma Josemário Silva, médico de Família e Comunidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
Além
do alto índice de resolutividade dos problemas dos pacientes por meio das
consultorias por telefone, o serviço é referência na disponibilização de
informações de qualidade e atualizadas sobre saúde. “A evidência científica está no DNA do
programa, a ideia é que a situação seja tratada no posto de saúde com a
informação atualizada e de confiança. Procuramos sempre trazer para a ponta do
atendimento o conhecimento inovador da medicina”, explicou Katz.
O
projeto, que é mantido pelo Ministério da Saúde e que conta com o apoio da
Fundação de Apoio a Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(FAURGS), está disponível para médicos, enfermeiros e dentistas das unidades de
saúde de todo o Brasil, das 8h às 18h, através do número 0800 644 6543.
Referência
e versatilidade nos atendimentos
A
equipe do 0800 prestou apoio fundamental em situações de saúde marcantes ao
longo destes 10 anos. Em 2013, os profissionais do serviço ofereceram importante
apoio no atendimento a diversos sobreviventes que sofreram intoxicações no
incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria. Além disso, ofereceu assistência no
atendimento psicológico de vítimas e familiares.
Recentemente,
a equipe também prestou apoio aos profissionais de saúde auxiliando em questões
relacionadas à COVID-19. Especialmente nos primeiros meses, as perguntas sobre
o vírus dominaram as dúvidas dos profissionais, com questões em relação ao
isolamento dos positivados, por exemplo, sobre a reinfecção, entre outras
situações.
De
acordo com a médica e teleconsultora do projeto, Renata Rosa de Carvalho,
atender os solicitantes da atenção primária no início da pandemia foi a
experiência mais desafiadora em seus três anos de experiência no TelessaúdeRS.
“Fornecer as orientações baseadas nas melhores evidências exigiu atualizações
por vezes diárias e, somado a esse esforço, estava a necessidade de acolher,
qualificar e empoderar profissionais de saúde”, ressaltou.
Por:
Vanessa Ferraz – Consultora de Comunicação Critério